06/01/2018

Brasfoot consumindo RAM de mais? Fiz o teste!!!

Com 1 Comentario
Imagem relacionada

Depois do "bug dos 105 MB" acabar com a diversão no Brasfoot 2016, o pessoal tentou encontrar uma explicação para ele. A galera não conseguia jogar com muitos patches, já que o save ficava muito pesado.

Quem tinha 2 GB de RAM reportava crashes ao atingir 105 MB mesmo, mas quem possuía 3 GB (dois pentes, um maior que o outro) até que conseguia jogar sem problemas. Como eu gosto muito de falar sobre hardware, acabei ficando desconfiado e suspeitei que isso dependia do tamanho do HD ou estava ligado ao clock da memória.

Se você ainda não sabe o que é clock, eu te explico: é a frequência dos componentes do seu computador. Os processadores possuem, em média, 2 GHz de clock. Se o seu processador for muito bom, o clock deve ser maior, acima de 3 GHz na maioria das vezes. O clock não é o mais importante, qualquer i9 underclockado destrói um i3, que já é muito bom.

Resultado de imagem para intel core i3

A palavra "clock" tem tudo a ver com placa de vídeo também, mas aqui estamos falando de memória RAM. Se você comprou o seu computador recentemente, é bem provável que a sua memória seja DDR3 ou DDR4 (instale o CPU-Z para descobrir). Se for DDR3, o clock da sua RAM deve ser de 1333 MHz. Caso seja DDR4, 2133 MHz ou 2400 MHz. Memórias DDR2 eu não recomendo.

Resultado de imagem para pentes de ram

Quanto mais pentes de memória você tiver, melhor vai ser. A tecnologia dual channel permite que você utilize mais RAM e o clock seja maior, ou seja, quem tem dois pentes de 4 GB sai na frente do pessoal que utiliza um único pente de 8 GB. A diferença pode ser minúscula, mas já é alguma coisa. Essa tecnologia lembra o hyperthreading (creio que não tenha o hífen, mas escrevi em itálico por segurança xD) que apenas os processadores da Intel possuem (simulação de núcleos, single-core físico vira octa-core simulado). Apesar de ser um jogo leve, o Brasfoot fica lento demais pra quem tem menos de 1 GB de RAM. Por si só, ele usou 500, 400 MB aqui.

O teste começou mesmo quando eu deixei o jogo minimizado. Inicialmente, o consumo diminuiu pra cacete. Após isso, baixei um save da Desportiva com 16 ligas e no ano de 2050. Na hora de escalar a equipe, o jogo ficou usando 220, 230 MB e, ao rodar um amistoso contra o Real Madrid, o consumo caiu para 100.

Overclock

Caso a tua CPU seja muito ruim e antiga, sugiro um overclock. Você só vai conseguir realizar esse procedimento se tiver uma placa-mãe que permita o aumento da velocidade do teu processador. Seja bastante cuidadoso, se perceber temperatura subindo, não insista.

Intel


AMD


Os vídeos foram gravados por terceiros.

Estudos realizados

No chat da Vício Foot, fiz algumas perguntas e teve gente pra me responder. No início do save de Gustavo Elias, 500 MB de RAM eram consumidos. Ao chegar em 2045, o número havia dobrado. Será mesmo que o erro não existe no Brasfoot 2017? Com 4 GB de RAM, nunca passei por problema parecido, mas nos grupos de Facebook sobre Brasfoot tem bastante gente revoltada.

Nessas pesquisas que eu fiz, percebi que o problema não pode ser processador. Com o jogo aberto, mas sem fazer absolutamente nada, o uso de CPU era pequeníssimo. Jogando, batia 40%, no máximo. Para monitorar o desempenho da CPU e da RAM, tentei executar o MSI Afterbuner e o RivaTuner, pois queria gravar um vídeo, mas não rolou. Tive que apelar para o Gerenciador de Tarefas e tirar prints.


com o Brasfoot minimizado ↑

rodando partidas ↓


Minha dica é a seguinte: se você não tiver muita memória RAM, baixe o Wise Memory Optimizer. E sempre que o jogo estiver travando muito, utilize o Gerenciador de Tarefas para redefinir a prioridade do(s) processo(s) correspondente(s). O print a seguir pode te ajudar um pouco...

Resultado de imagem para definir prioridade gerenciador de tarefas

Alocar memória para o Java


Pode ter certeza que alocar mais memória RAM para o Java é uma mão na roda. Jogando Minecraft, o uso é de 5 ou 6 GB de RAM comumente.

Tutorial que encontrei no site do RuneScape e dei uma atualizada:
  1. Abra o menu Iniciar;
  2. Abra o Painel de Controle clicando em "Painel de Controle";
  3. Clique no ícone do Java;
  4. Selecione a guia "Java" na janela exibida;
  5. Selecione o botão "Exibir";
  6. Após serem exibidas as versões instaladas do Java, vá até a quarta coluna e clique duas vezes com o mouse para poder digitar;
  7. Digite "-Xmx256m" na caixa, obviamente que sem as aspas, para que o número 256 faça o Java usar até 256 MB de RAM (acredite, o padrão é muito menor);
  8. Clique em "Aplicar";
  9. Clique em "OK".

Obs.: para alocar mais ou menos, altere o número, mas tome muito cuidado, alocar mais de 60% da sua memória RAM total (ignore a utilizável) pode ser perigoso.

Disco rígido

Imagem relacionada

Se o HD do teu PC for de 250 GB ou até menos, com muita coisa instalada vai sofrer. Faça uma limpeza no seu computador com o CCleaner: clique aqui para fazer a instalação dele. É excelente pra quem quer jogar com muitas ligas adicionais.
_________________________________________________________________________________

Detalhe: a memória RAM utilizável dificilmente é equivalente ao total (maior não dá pra ser, né). Para usar tudo, peça para um técnico recolocar o(s) pente(s).

Bom, foram milhares de caracteres e eu espero ter ajudado. Pedir pra você deixar um recadinho não é nada, eu acho. :v

Abraços,
Octávio H. Famá.

Um comentário:

  1. Quando o sav ultrapassa 80MB já fica difícil salvar novamente. No final da temporada é inviável dar sav com o risco de corromper o arquivo. Tive que ir direto até iniciar a nova temporada e o arquivo voltar até 30MB.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Pesquise no site