11/04/2016

Vale A Pena Ver de Novo - Brasfoot 2003

Com 1 Comentario
Olá galera, hoje vou começar uma série relembrando as versões antigas do Brasfoot para matar a saudade e vermos o quanto o jogo evoluiu (e muito).

E pra começar trago a versão 2003. Acredite, muitos não sabem que existiu uma versão 2003 do Brasfoot, acham que o jogo começou a partir de 2004, mas não, a primeira versão foi a de 2003 e poucos, pouquíssimos tiveram o privilegio de joga-lo. 

Continuem lendo:

  • Skin
A skin para os dias modernos é muito tosca confessamos, parece ter sido feita no paint, com montagens péssimas, mas não se esqueça que estamos falando do ano de 2003 e da primeira versão do jogo, onde existia limitações gráficas e o Emmanuel não tinha verbas para criar um jogo com as melhores edições gráficas da época (ele ainda era pobre, rs)

Essa skin não era centralizada, nos Pcs novos ela fica no canto esquerdo da tela na parte de cima, nos dá época a resolução baixa ela era um pouco mais centralizada, mas o modelo de skins padrão veio a surgir na versão de 2004, sua sucessora.

2003.jpg
  • Novo Jogo
Após Clicar em novo jogo você era levado para a tela de escolha do tipo de jogo. Só podia se jogar com times de um único país. Você jogava o campeonato e a copa somente, nada de estadual, libertadores, liga dos campões etc. muito menos jogos com Seleções. Depois tinha o sorteio dos times que funcionava da seguinte forma: 40 times divididos em 4 grupos de 10. Não era como o brasileiro da época com 2 grupos de 24 times, mas acreditem, isso não quebrou o encanto do jogo. E você podia selecionar quais times queria colocar no campeonato, isso eu achava interessante na época. E na versão registrada você podia controlar 6 times humanos.

cats2-vert.jpg
  • Menu Central
Assim era o menu da versão 2003. Não se podia fazer muita coisa, praticamente era apenas escolher uma tática, tinha a opção de seleção automática dos melhores e bora pro jogo. Já existia confiança da diretoria e da torcida. Podia alterar salário e vender jogador, que funcionava apenas no modo leilão, não se podia colocar um preço fixo e esperar os interessados.
Reparem que os jogadores mesmo de times brasileiros, tinha forças escomunais de quase 100, e essa força oscilava muito no campeonato, podendo já no final da temporada você ter jogadores com força 100, isso era meio bizarro, do nada, seus jogadores já eram força máxima.
Outra coisa é que não existia a barra de fadiga, e que falta ela fez ai, você podia jogar com os jogadores a temporada inteira e eles não cansavam, ajudava até aumentar a força do jogador.
Já se tinha salários, escudos, comportamento (que já vou falar sobre eles). E o dinheiro em caixa para pagamento de despesas e compras de jogadores.

cats3.jpg
  • Sub Menus
O calendário não mostrava datas, e no menu central apenas o ano da temporada. Tinha a classificação e a tabela da copa do Brasil.

cats5-vert.jpg

Possibilidade de aumentar o estadio na arquibancada, cadeiras e geral e alterar valores do ingresso. E já tinha o resumo das finanças.

Obs: Odiava essas imagens de fundo, além de feias a do estadio atrapalhava a visualização.

cats8-horz.jpg
  • Na hora do Jogo
Assim era a visão que tínhamos. A barrinha de tempo é a única que nunca mudou no Brasfoot. Acompanhávamos todos os jogos, víamos a quantidade do publico, cartões amarelos e vermelhos, tinha pênaltis, contusões e é claro os gols.

A área de intervalo era precária, podia apenas fazer substituições e nada mais, não podia trocar a tática ou escolher opções que surgiram depois como, ataque total, retranca, laterais etc. O esquema usado era colocar trocar jogadores de diferentes posições e assim você mudava o esquema do time, bem manual mesmo. As estatísticas do jogo nem pensar, nem no intervalo e nem depois, você não tinha essa informação. Terminava o jogo e você era levado para a área de classificação apenas. E não se tinha som no Brasfoot 2003.

cats11-vert.jpg
  • Área de campeões
Nada de troféus e nem os rebaixados, mostrava apenas os campões das 4 divisões, artilheiros e a grana ganhar pelos times.

cats16.jpg
  • Editor de equipes
Assim era o editor de equipes, você sentirá falta de muitas opções aqui. O Brasfoot vinha com 181 times de vários países, principalmente os sul americanos e europeus. Já existia os jogadores estrelas, que no menu eram representados com um ( * ).
Tinha a idade dos jogadores, nacionalidades dos jogadores e a força de cada time.

Obs: Comportamento: Olhem isso que bizarro! Os comportamentos eram definidos como: Indisciplinado, Explosivo, Caneleiro, Cordeirinho e Fair Play, nas das características que temos hoje, muita diferença. Os explosivos era expulsos quase todos os jogos, mas eram os jogadores que se esforçavam mais e para os atacantes faziam mais gols, os fair play eram tranquilos mas não jogavam com garra podemos assim dizer, era banaca essas opções pra época, mas sim, elas melhoraram e muito.

cats17.jpg
  • Outras Imagens
Opções de velocidade já existiam, mas não eram tão rápidas como hoje. Podia se fazer empréstimos. Tinha leilões. Você podia se demitir e podia ver os artilheiros da temporada, ranking dos técnicos e os campeões.

cats4-vert.jpg
  • Concluindo
E assim começava o jogo que seria a paixão dos brasileiros e o mais adorado no quesito controlar um time de futebol. O Brasfoot mesmo com essas limitações conseguiu superar o Elifoot na época, eu mesmo deixei de jogar Elifoot e passei a jogar Brasfoot e com cada atualização nos inícios dos anos, com melhores gráficas, de jogabilidades e sempre mais próximo da realidade o Brasfoot foi se tornando conhecido no Brasil inteiro, até conquistar o exterior com a versão internacional Cyberfoot.

E mesmo com as limitações da época, eu vibrei muito jogando Brasfoot 2003 na minha casa com meus amigos, eu tinha 11 anos (estou velho eu sei, rs) e ainda tenho saudades.

Não importa pra quem você chegue, pergunte a um conhecedor de futebol sobre o Brasfoot e com certe ele lhe dirá que joga, que já jogou ou que já ouviu falar sobre o jogo.
  
E isso é tudo pessoal, ficamos por aqui.

Foi bom relembrar o Brasfoot 2003?

Você foi um dos poucos a jogar essa versão? (Responda na nossa enquete no inicio dessa publicação)

Obs: ​A versão 2003 não está mais disponível para baixar no site do Brasfoot, mas iremos deixar o link da mesma aqui para vocês!

E... Vamos jogar Brasfoot... O 2016 é claro. :D

Artigo por: José Roberto
Exclusivo: Vício Foot

Um comentário:

  1. Muito legal sua analise eu tinha 17 anos na época do 2003 tenho todas as versões me divirto ate hoje com 32 anos ainda jogo adoro este jogo.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Página inicial

Pesquise no site